Blog

A Oficina Raquel existe desde 2006, e, desde então, vem se afirmando como uma editora independente, comprometida especialmente com literatura e pensamento. Damos muita atenção à dimensão política do pensar, sem que, com isso, assumamos qualquer proselitismo; somos, de qualquer modo, democratas com muita convicção, e é nisso que se baseia nossa ética mais profunda. Transitamos, portanto, pelas veredas por que transitamos: a literatura e o pensamento, com suas muitas, imensas, largas derivas.


Últimas postagens do blog

  • Elas no LER

    A 4ª edição da Ler – Salão do Livro Carioca terá um estande dedicado a elas. É que as editoras Oficina Raquel, Bazar do Tempo e Jandaíra, todas capitaneadas por mulheres, estarão juntas no estande coletivo Elas no Ler. Na programação, estão confirmadas Margareth Dalcolmo, que tem livro publicado pela Bazar; Anna Claudia Ramos, Sônia Rosa, ambas com livros pela Oficina Raquel, e Clarissa Brito, pela Jandaíra.

    A ação é um prenúncio do novo posicionamento da editora Oficina Raquel, que quer ser reconhecida pelo seu catálogo voltado à diversidade. A partir de maio, a editora carioca passará a investir mais em livros que jogam luz nas questões étnico-raciais, no universo LGBTQIA+, na condição feminina e nos estudos de gênero, além da realidade das pessoas com deficiência.

    Venha conferir os livros com preços especiais, as novidades e as ações exclusivas que preparamos para o evento! Estaremos no Armazém 3, Estande H.

    Mulheres fortalecendo mulheres!

    Confira a nossa programação de autores da Oficina Raquel na LER

    Segunda-Feira 09/05
    Jardim Literário 14hAnna Cláudia Ramos, As Histórias que Eu Conto
    Oficina do Educador I 14h Juliana Berlim, Ao rés-do-chão: crônicas na escola durante e depois da pandemia

    Terça-Feira 10/05
    Jardim Literário 11h Sônia Rosa, Literatura Infantil Afro-brasileira
    Café do Livro SESC 11h30minCidinha da Silva, Sobreviventes e Guerreiras
    Café do Livro SESC 16h30minAnna Claudia Ramos, Literatura para jovens sem tabu

    Quarta-Feira 11/05
    Café do Livro SESC 17h30minSônia Rosa, Literatura Negro-afetiva
    Café do Livro SESC 19h – Alex Castro, Henrique Rodrigues e Raquel Menezes, Caminhos do Escritor

  • Oficina no Planetário

    O Planetário do Rio em parceria com a editora Oficina Raquel irá lançar a partir de 09/04 (sábado) o Projeto Oficina no Planetário. O projeto é composto por rodas + oficinas de ilustração artística e ocorrerá na área da biblioteca Écio Salles no térreo.

    Muito mais do que um espaço da Ciência e de divulgação científica, o Planetário do Rio de Janeiro se firma como um equipamento cultural amplo, de espectro diversificado, no qual se desenvolvem de maneira efetiva e sistemática atividades relativas ao universo do livro.

    A Oficina no Planetário acontecerá todo segundo sábado de cada mês, até dezembro, das 10 às 15h. Os eventos terão temáticas variadas, classificação livre e entrada gratuita. Neste sábado -09/04- teremos contação de histórias, o lançamento do livro Mila, a Gata Preta com a presença do autor Marcelo Moutinho e oficina de ilustração com a ilustradora Luciana Nabuco.

    Mas não é só isso, as atividades não se repetirão. A cada mês teremos convidados, livros e atividades novas e inéditas!

    Como uma editora focada na diversidade, a Oficina Raquel oferece ao grande público uma programação plural e diversa. É uma oportunidade preciosa para unir um passeio a um ponto agradável e arborizado, abrir as portas do mundo da cultura e, de bônus, ter a oportunidade de passear por um universo de conhecimento e diversão.

    Não perca este passeio ao redor do universo dos livros, traga a sua família inteira para desfrutar de um dia agradável.

    O Planetário da Gávea fica na rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro.

    Oficina Raquel
    Mais que livros, diversidade

     

  • A (difícil) arte de traduzir

    No dia 2 de fevereiro de 22 completa-se uma centena de anos que um dos romances mais intraduzíveis da humanidade foi editado: Ulisses, de James Joyce.

    Mas aí nos perguntamos: a tradução não é o ato de pegar uma palavra de outra língua, abrir um dicionário – ou acessar seu conhecimento prévio – e coloca-la em nosso idioma?! A questão é um pouquinho mais profunda.

    Toda língua carrega em si ideias, sentimentos, vivências e sentidos que, muitas vezes, demandam uma experiência de mundo específica. Sabemos que existem experiências universais e sentimentos comuns à humanidade em geral, mas tente traduzir uma gíria, por exemplo, para outro idioma.

    Aqui entra o ofício do tradutor. Falo em ofício, mais que profissão, pois o profissional da tradução está para a palavra como um ourives está para uma joia complexa e intrincada que, mais que um “passador” de palavras, traduz ideias e emoções e, se nos deparamos com algo que parece intraduzível como Joyce, esse profissional vai adaptar ao nosso entendimento esse discurso.

    Um bom tradutor é capaz de:

    • transformar conceitos no idioma de origem em conceitos equivalentes no idioma de destino.
    • coletar informações, como termos usados em contextos diversos, em glossários e termos necessários para serem usados em traduções.
    • transmitir estilo e o tom da língua original.
    • fornecer mensagens faladas precisas, rápidas e claras.

    O tradutor é, antes de tudo, aquela pessoa humildemente invisível, que transfigura a própria voz na voz do autor e se anula diante da escrita. Quer ver um exemplo? Peça a uma pessoa que não trabalhe no mercado do livro e não seja um entusiasta, para enumerar ao menos 3 tradutores. Garanto que a resposta será um tanto complicada. E, no fim das contas, quando isso acontece, temos a certeza de que o trabalho foi bem cumprido.

    Conta pra gente, qual o livro traduzido que você mais gostou de ler?

  • Sônia Rosa: uma autora de afetos e representatividade

    A escritora Sônia Rosa atua na área de literatura negro-afetiva voltada para crianças e jovens e está lançando o seu primeiro livro na Oficina Raquel: Chama o sol, Matias! Sônia é uma apaixonada pela educação, trabalhou como professora e orientadora educacional na Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro. É pedagoga e contadora de histórias.

    Você pode ir para a página do livro clicando aqui.

    Como se deu a transição da Sônia Rosa leitora para a Sônia Rosa escritora? Em que momento surgiu na sua vida o desejo de tornar a escrita uma profissão?

    Primeiramente quero falar da minha alegria em chegar à Oficina da Raquel esta editora tão simpática e potente.
    Esta é uma longa história, que se entrelaça com o desejo de me tornar escritora. Na verdade, nunca imaginei me tornar uma escritora. Este sonho não fez parte da minha infância, já que “ser escritora” era algo absolutamente fora das minhas perspectivas dentro da ambiência daquele momento histórico familiar do “meu eu criança”, onde não havia livros em casa. Por outro lado, me apaixonei pela palavra dita, falada, cantada, recitada, em verso e em prosa. Minha mãe contava histórias, adivinhas, provérbios, travalínguas…
    Essa foi a formação que me transformou em “amiga das palavras” e me levou a contar histórias, ser uma leitora e em seguida me impulsionou a fazer poesias. Na adolescência, tinha meus diários, contava ali os meus segredos… e também fazia muitas poesias. Mas o que queria mesmo era ser professora. Sonho desejado e realizado! E juntando todas essas pontas (facilidade de escrita, gostar de contar histórias, ler muito e ser professora de crianças), surgiu o desejo de inventar histórias infantis para meus alunos. Sempre pegava livros na biblioteca e contava para eles. Um dia, resolvi inventar as minhas próprias histórias. Foi assim que inventei minha primeira história para crianças, O Menino Nito. Isso aconteceu em 1988, mas só publiquei em 1995. O desejo de ter uma publicação passou a ser um pensamento que acompanhava os meus dias e as minhas noites e que só aumentava com o tempo. Não foi fácil. Mas realizei esse sonho…

    Sônia, conta como se deu a sua decisão por fazer uma literatura em que a representatividade de personagens afro-brasileiros é traço constante.

    Foi realmente natural para mim. Como diz o Cuti, escritor e professor, trata se de “uma inconsciência negra de escrever”. Sou uma mulher negra nascida em uma comunidade carioca (Parque Proletário da Gávea, que hoje não existe mais). A minha vida foi marcada por uma lógica negra de existir e de conviver. Esta marca, entendi desde o inicio de minha carreira, precisava estar presente em minhas obras. Meus personagens são tais quais meus irmãos, primos, vizinhos, alunos. Esta percepção da força da escolha em ter personagens negros em situação de protagonismo dentro dos meus livros, foi se configurando cada vez mais no meu entendimento, nos meus estudos, na minha trajetória como escritora e acadêmica. Hoje sou Mestre em Relações Étnicos Raciais. No começo, repito, foi espontânea e natural essa opção por ter personagem negro em meus livros. Mas depois, ao longo dos anos, fui entendendo cada vez mais a força desse escolha pelo fortalecimento dessas identidades negras nos livros que faço. A lei educacional 10639/03 veio ao encontro das minhas indagações…e me ajudou muito nesta caminhada como escritora e educadora.

    A partir da pergunta anterior, surge uma pergunta evidente: como se equilibrar no fio da navalha, de modo que, apesar de fazer uma literatura preocupada com questões sociais, ela não caia no panfletarismo?

    Não tenho medo do fio da navalha… escrevo com coerência, com verdade, pautada na experiência e no meu lugar no mundo. Sou uma mulher negra e não “me tornei negra” porque me tornei escritora. De jeito nenhum. Conceição Evaristo nos apresenta o conceito de escrevivências, que, grosso modo, é escrever sobre o vivido, o sentido. São aquelas outras histórias que não chegavam aos livros em formato de literatura. Histórias negras escritas por negros, experiências ricas de convivências, amor, dor, alegrias, estratégias de sobrevivência, solidariedade, infâncias, criatividade… Muitas dessas experiências servem de referências para os leitores. Para os negros, uma identificação. Para os não negros, uma possiblidade de ampliação de mundo e possiblidade de refletir sobre o racismo. Escrevo histórias da minha família. Compartilho as partidas, as chegadas, os afetos e os desafetos.

    Como você vê a literatura para crianças e jovens no Brasil de hoje? O que mudou de sua estreia pra cá?

    A gente teve uma mudança grande, uma mexida significativa no mercado editorial com o advento da 10639/03. Muitas editoras resolveram protagonizar os personagens negros, dando-lhes, nomes, famílias e dignidade. Mas é preciso apontar aqui que alguns equívocos aconteceram por conta desse desejo de colocar personagens negros por si só, sem ter uma fundamentação séria e comprometida com a verdade dos fatos….
    Mas estamos no caminho…O aprendizado “do mundo dos livros” tem repercutido nas publicações, com qualidade, de uma literatura dita negra, afro brasileira, africana, voltada para o público infantil com boas entradas nas escolas brasileiras, o que legitima uma literatura antirracista com positivos resultados.
    Importante ressaltar que as cotas, as ações afirmativas , tiveram um impacto interessante na Academia, que por sua vez, influenciou as escolas e a sociedade civil.
    Não podemos desconsiderar que o impacto da pandemia da Covid 19, que nos deixou dentro de nossas casas, contribuiu muito para a discussão do racismo em nosso pais. Os tristes episódios de George Floyd, do menino Miguel e de Carlos Alberto, foram adentrando pelas casas, via internet e telas das televisões brasileiras. Esses casos públicos de racismo repercutiram de forma intensa e contribuíram para “o pensar crítico” da sociedade brasileira, no que tange ao racismo estrutural que nos define como nação, infelizmente.
    Para o desamor, muito amor. Por isso escrevo “literatura negro afetiva”: para que esta tenha um impacto positivo nas relações raciais brasileiras e na formação das infâncias brasileiras. Nos meus livros, tenho a pretensão, de que eles atuem numa perspectiva de uma literatura antirracista para que alcancemos aquela sociedade que sonhamos onde o respeito as diferenças seja uma realidade.

    Você está lançando o livro “Chama o Sol, Matias!” pela Editora Oficina Raquel. Fala um pouco dele pra gente e quais suas expectativas sobre a obra.

    O Matias é um menino lindo, criativo, encantador, leitor e muito amado. Havia prometido uma história para ele. Mas queria que ela acontecesse primeiro no meu coração. Em 2020, no comecinho do ano, antes da pandemia, fiz uma viagem para Fortaleza com meu marido. Acordamos animados para ir à praia, mas o sol se escondeu entre as nuvens. Ficamos frustrados… Mas logo avistamos um pontinho azul no céu que foi se abrindo de mansinho e logo apareceu um sol lindo e irradiante… Fomos à praia felizes da vida. Era uma experiencia lúdica que valia a pena escrever e colocar o Matias como personagem principal. E assim fiz. Foi desse jeito que nasceu a história a do Matias, que considero um abraço em formato de livro. Palavras são presentes!
    Estou muito feliz em publicar pela Oficina Raquel, uma editora na qual estou de olho há muito tempo. Fazer livro exige delicadeza, competência, sensibilidade e respeito aos artistas envolvidos no processo editorial. A Oficina Raquel tem todos esses ingredientes e estou muito animada com este livro. Desejo que seja um sucesso e corra mundo…

    Por fim, deixe uma mensagem para os leitores do nosso blog.

    Desejo que pais e professores leiam para as crianças sempre que puderem. Ofereça livros que tenha diversidade de temas e de personagens. A leitura alimenta as ideias e os livros formam mentalidades…Não esqueçam: contar histórias é um ato de amor. Ah… e não deixem de ler Chama o sol, Matias!

  • Salão do Livro Político e Feira do Livro da UFPR

                A Oficina Raquel está sempre presente nos principais eventos online. Dessa vez não será diferente, estaremos em 2 grandes eventos: o VI Salão do Livro Político e a 40ª Semana Literária e XIX Feira do Livro UFPR.

                Em tempos pandêmicos em que vivemos, essa é uma boa opção para resguardar os nossos leitores e, ao mesmo tempo, continuar em atividade literária intensa em quanto não “voltamos à normalidade”.

                No início do ano, entre os dias 19 e 23 de abril, a Oficina Raquel promoveu o evento Rio que Lê, Foram 5 dias com o intuito debater e traçar planos para formar uma nova geração de leitores no país. O foi voltado à formação continuada de professores, educadores, agentes de leitura, bibliotecários e outros profissionais que batalham no dia a dia para que nossas crianças, jovens e adultos adquiram o gosto e o hábito pela leitura.

    Ainda teremos muitos desdobramentos do Rio que Lê.

                O VI Salão do Livro Político acontecerá entre os dias 24/09 e 03/10, trazendo a nata das obras voltadas ao pensamento político. A Oficina Raquel preparou uma seleção de livros com 20% de desconto através do cupom VISALAO:

    • 2016, O Ano do Golpe;
    • Ato Poético – Poemas pela Democracia;
    • Brasil em Transe: bolsonarismo, nova direita e desdemocratização;
    • Lugar de Mulher – Feminismo e política no Brasil;
    • Manifestações no Brasil – As ruas em disputa;
    • Sem Título – uma performance contra Sérgio Moro;
    • Cidade Feminista – A luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens;
    • Cultura de Paz;
    • Mulher, Empoderamento e Legado;
    • Nas Trincheiras da América Latina – Lutas pelo passado, política de memória e justiça de transição no sul da Europa e na América do Sul.

    A 40ª Semana Literária e XIX Feira do Livro UFPR acontecerá de 28/09 a 01/10, sob o tema “Literatura: porque outro mundo é possível”. Durante essa semana literária, a Oficina Raquel dará 20% de desconto em seu catálogo através do cupom OFICINAUFPR20. Lembrando que o desconto não é acumulativo com outros cupons.

    **Lembramos que o cupom só estará funcionando nos dias do evento.**

                Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

    Estamos no Instagram @oficinaeditora e no facebook Editora Oficina Raquel.