Descrição
Chama o Sol, Matias! Uma história fascinante e cheia de esperança embalada pelo (en)canto da palavra artística.
Matias é um pequeno garoto que, frente a uma situação de adversidade, clama pelo sol. Símbolo de esperança e felicidade, o astro-rei, ao iluminar o universo, acende também o mundo da criança.
O sensível e instigante texto de Sonia Rosa encontra na ilustração de Camilo Martins a perfeita simbiose artística. É a partir das imagens, de cores em tons fortes e vibrantes, elaboradas por Camilo que se revela o fato de o protagonista e sua família serem indivíduos negros. Entra em cena aí a importante questão da representatividade no universo da literatura para crianças, marca autoral de Sonia Rosa.
O livro, cujo ritmo e cuja musicalidade são patentes, seduz em vários aspectos: seja pela poeticidade do texto, seja pela excelência das imagens pujantes, seja ainda pela delicada tessitura de questões sociais, raciais e desafiadoras apresentadas ludicamente às crianças.
Em Estrelas, Júlio Emílio Bráz e Clara Zúñiga – ao enfocar o medo do escuro, algo comum entre as crianças – apostam em uma abordagem poética,que amplia as possibilidades de interpretação. o diálogo entre o texto lírico de Braz e as expressivas pinceladas de Zúñiga é preciso. Na escuridão feita de azul, as estrelas tornam-se minúsculos pontos brancos. capazes, como observa o narrador, de nos acalmar. ou de apontar direções mesmo quando parecem que já não existem.
Sobre o autor
Júlio Emílio Braz nasceu em Minas Gerais, no ano de 1959, na Cidade de Manhumirim, e começou a escrever suas primeiras histórias aos sete anos. Formado em Ciências Contábeis, começou a escrever profissionalmente aos vinte anos e publicou desde roteiros para histórias em quadrinhos a romances. Recebeu prêmios importantes de literatura, entre os quais o Australian Children Book’s Awards e Blue Cobra Awards do Swiss Institute for Children’s Books, além do Prêmio Jabuti. Júlio também escreveu quadros para programas de televisão e capítulos de telenovelas. Sua estreia na literatura para infância se deu em 1988, com a obra Saguairu. Tem mais de 169 livros publicados, entre eles Epaminondas Goiabeira, Máquina da Felicidade, e Estrelas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.