Oferta!

Contos da colina. 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz

R$32,00 R$22,00

Autor: Nei LOPES, Mauricio MURAD, Luis MAFFEI
ISBN: 9788565505048
Edição: 1
Lançamento: 01.01.2012
Peso: 200.0g
Dimensões: 140.0 x 210.0 x 8.0 mm
Páginas: 126

Em estoque

REF: 9788565505048 Categorias: ,

Descrição

Três destacados escritores vascaínos (Nei Lopes, Maurício Murad e Luis Maffei) e a editora Oficina Raquel se juntaram para um projeto apaixonante: o livro Contos da colina – 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz. Os textos são ficcionais dos grandes jogadores da história do Clube de Regatas Vasco da Gama. São doze contos, onze dos quais contando uma estória em torno de um craque vascaíno, e um cujo protagonista será a torcida cruzmaltina. Todos os textos são ficcionais, promovendo o encontro entre a literatura e o futebol, ou entre a criação literária e a paixão pelo Vasco da Gama. O prefácio é assinado por Sérgio Cabral.

A literatura encontra o futebol, ou melhor, o Club de Regatas Vasco da Gama. Nestes Contos da Colina, onze ídolos do Vasco, além da torcida cruz-maltina, protagonizam textos em que se encontram ficção e realidade, história e mito, passado e presente.

Cada conto tem como figura principal um grande jogador do Vasco, e o décimo segundo privilegia o craque  vascaíno da camisa 12, sua torcida. As estórias, além de explorar o potencial que cada personagem possui,
representam legítimas homenagens a esses jogadores,
e, por extensão, ao Vasco da Gama.

Os craques ficcionados são:  Ademir Menezes, Alfredo Segundo, Barbosa, Bellini, Danilo, Edmundo, Eli, Ipojucan, Juninho, Roberto Dinamite e Sabará, além da torcida cruzmaltina.

Sobre os autores

Nei Lopes é um compositor, cantor, escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na diáspora africana.Notabilizou-se como sambista, principalmente pela parceria com Wilson Moreira. Ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor e membro da Velha-Guarda) e Vila Isabel (como dirigente), hoje mantém com elas ligações puramente afetivas. Compositor profissional desde 1972, vem, desde os anos 90 esforçando-se pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB, em parcerias com músicos como o maestro Moacir Santos, Ivan Lins, Zé Renato, Fátima Guedes, Marco Mattoli (Clube do Balanço) e Ed Motta. Escritor publicado desde 1981, desde então vem produzindo, além de contos, romances e poesia, uma vasta obra de estudos africanos, de cunho eminentemente pedagógico, centrada em obras de referência como dicionários e uma enciclopédia.

Mauricio Murad é Sociólogo, pesquisador de Sociologia dos Esportes do programa de mestrado da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Doutor em Sociologia do Esporte pela Universidade do Porto, de Portugal. Professor aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde foi coordenador do Núcleo Permanente de Estudos de Sociologia do Futebol

Luis Maffei é Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Literatura Portuguesa pela mesma instituiçã.o . É também poeta, tendo publicado, em 2006, A; em 2008, TELEFUNKEN; em 2010; 38 CÍRCULOS; em 2011, PULSATILLA; em 2013, SIGNOS DE CAMÕES; em 2015, 40; e, em 2016, VISTA DE OLIMPIA. Pelo conjunto da obra, recebeu o prêmio Icatu de Artes – Literatura, 2013. É Sócio Benfeitor do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

histórias vascaínas prefácio de sérgio cabral 4

tava todo mundo saindo, eu saí também (ademir) mauricio murad 7
alfredo segundo o próprio (alfredo segundo) nei lopes 17
as espessuras do tempo (barbosa) luis maffei 27
minha avó era sua tiete (bellini) mauricio murad 37
danilo e o juízo (danilo) luis maffei 45
e o bom menino aconteceu (edmundo) mauricio murad 55
o evangelho segundo paracambi (eli) nei lopes 69
“cipós apodrecidos, em águas pútridas” (ipojucan) nei lopes 77
reserva real (juninho) luis maffei 85
não, não, você será o primeiro, sim (roberto) mauricio murad 95
dona licinha passando, passando ... (sabará) nei lopes 107
malabar no sangue (torcida) luis maffei 115

Informação adicional

Peso 200.0 g
Autor

, ,

Sumário

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Contos da colina. 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *