Fogo forte e silêncio. Ensaios sobre literatura portuguesa contemporânea

R$44,00

Autor: Diana PIMENTEL
ISBN: 9788595000209
Edição: 1
Lançamento: 12.12.2017
Peso: 250.0g
Dimensões: 140.0 x 210.0 x 10.0 mm
Páginas: 224

Em estoque

REF: 9788595000209 Categoria:

Descrição

Diana Pimentel é leitora. Leitora de leituras de alto risco. De fogo forte e silêncio, claro, como escreveu o Herberto Helder que ela tanto ama. E de radiografias muito perigosas. Este livro que o leitor da leitora em risco tem em mão é um contínuo interrogar da poesia num, como escreveu um citado Herberto, “início perene, nunca uma chegada seja ao que for”. Importa menos, assim, indicar a importância de Diana no universo do ensaísmo literário português, especialmente em assuntos de poesia, que abrir-se a um universo sem categorias estanques, tampouco distante da língua própria que cada poeta é capaz de inventar, e que o ensaio, quando ardente, procura balbuciar, por vezes tragicamente.
E Diana Pimentel é leitora generosa. O leitor que pegar este livro passará a dispor de uma chave (ou de perigosa radiografia?) para muita poesia portuguesa contemporânea, do muito Herberto a Ruy Belo, de Adília Lopes a Vasco Graça Moura, de José Tolentino Mendonça a Ana Luísa Amaral etc. A pujança do que se escreve em Portugal neste século XX, XXI, acerca-se de nossos olhos, que, com Diana, aprendem a se ajustar para um vivo estado de coisas líricas; afinal, como escreveu Inês Fonseca Santos, “não me lembro de outras/ que não as palavras”.

Sobre o autor
Diana Pimentel, doutorada em Letras, é professora auxiliar da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (UMa), investigadora do UMa – CIERL (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais; coordenadora da linha de investigação Kinesis / Núcleo de Estudos Herberto Helder no UMa–CIERL, é também membro do Grupo de trabalho interinstitucional, coordenado pela Professora Doutora Rosa Maria Martelo, dedicado ao tratamento, estudo e investigação da obra e do espólio literário digitalizado, composto por inéditos de Herberto Helder, integrado na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; esta equipa é constituída também pelos especialistas Professoras Doutoras Paula Morão (Professora Catedrática), Joana Matos Frias e Rita Novas Miranda e Professores Doutores Arnaldo Saraiva (Professor Catedrático) e Pedro Eiras.

Foi Presidente da Comissão Científica e coordenadora da Comissão Organizadora do Congresso Internacional HERBERTO HELDER – a vida inteira para fundar um poema, organizado pelo UMa–CIERL, com o apoio institucional da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da FCG – Fundação Calouste Gulbenkian, realizado entre 21 e 23 de Novembro de 2016, no Funchal, tendo participado em congressos nacionais e internacionais da sua área de investigação: I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais | Belo Horizonte realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2016; Colóquio Internacional Soldado aos laços das constelações – Dia Herberto Helder 2, Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, em Niterói | Rio de Janeiro, entre 23 e 24 de Novembro de 2015; Colóquio Internacional Herberto Helder. Absurdité du Centre, continuité du temps, Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, entre 14 e 15 de Novembro de 2013; Congresso Internacional Changing Times: Performances and Identities on Screen, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 7 a 9 de Novembro de 2012; Colóquio Internacional Ruy Belo: Homem de Palavra[s], Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 3 e 4 de Novembro de 2011; International Conference for Academic Disciplines (International Journal of Arts & Sciences), Florença, Itália, 19 a 22 de Junho de 2012, entre outros.

Publicou os livros ca-ir.ao/centro. sobre herberto helder [ensaio], Edições Guilhotina / UMa-CIERL, edição apoiada pela FCT, 2016, 87 pp; Ver a Voz, Ler o Rosto – uma polaróide de Herberto Helder [ensaio], Porto, Campo das Letras, 2007; Em co-autoria (selecção e organização), publicou, com com Luis Maffei, Até que. Herberto. Lisboa, Edições Guilhotina / UMa-CIERL, edição apoiada pela FCT, 2016, 191 pp; entre outros; organizou os volumes In Fabula – Antologia comemorativa de quarenta anos de vida literária de José Viale Moutinho, Vila Nova de Gaia, Porto, 7 Dias 6 Noites, 2008 e Pontos Luminosos. Açores – Madeira, Antologia de poesia do século XX, Selecção de Maria Aurora Carvalho Homem (Madeira) e Urbano Bettencourt (Açores), Porto, Campo das Letras, 2006.

Participou nos documentários “Meu Deus faz com que eu seja sempre um poeta obscuro” – sobre Herberto Helder – (realizado para a RTP 2, em 2007) e “David Mourão-Ferreira: retrato com palavras” (realizado para a RTP 2, em 1996).

Informação adicional

Peso 250.0 g
Autor

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Fogo forte e silêncio. Ensaios sobre literatura portuguesa contemporânea”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *