Descrição
A obra Poemas e Contos, de Florbela Espanca, reúne 42 poemas e 7 contos em uma coletânea inédita. O livro oferece ao leitor uma visão geral da obra da autora portuguesa, incluindo poemas mais conhecidos. Florbela incorpora à sua obra um pós-romantismo, ainda que bastante moderno, transitando entre a fragilidade e a força. A poeta do início do século XX, já assumia uma dicção feminista, ao trazer para a fala da mulher uma dialética entre potência e marginalidade. Desse modo, Florbela ocupa um lugar singular na poesia em língua portuguesa, lugar de abertura, inauguração. Em sua obra tece o amor, ora pelo caminho da solidão, ora pelo da subversão. Há em Florbela um erotismo que agrada aos leitores, ainda que este viés erótico seja com a ausência da consumação do erótico e a escolha do estar só, em castidade. Esse erotismo de Florbela, acentua, seu lado subversivo, e, assim, a escritora potencializa seu desejo de amar e o coloca em ação. Essa dicotomia do amar sem amor em ambivalência com um amor plural, ao mesmo tempo casto e libertário, que é marca da autora é facilmente percebida nesta coletânea.
Esse é o primeiro livro da coleção Mulheres de Todos os Tempos
Amar

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui… além…
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…
Amar! Amar! E não amar ninguém!
Recordar? Esquecer? Indiferente!…
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!
E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder… pra me encontrar…
VEJA MAIS SOBRE O LIVRO
CBN A interessante trajetória de Florbela Espanca
estadão Confira 5 livros para ler no fim de semana
Publishnews Mulheres de todos os tempos: Florbela Espanca
451 Três belos romances e outros nove lançamentos
Rascunho Nova coletânea de Florbela Espanca é lançada no Brasil
Valor Poemas e Contos
Veja Coletânea inédita de obra de Florbela Espanca é lançada
Sobre o autor
Florbela Espanca nasceu em 8 de dezembro de 1894, em Vila Viçosa (Alentejo), e, 36 anos depois, na madrugada de 7 para 8 de dezembro, suicidou-se. Florbela, que teve
sua obra ignorada tanto pelo leitor quanto pela crítica, teve seus poemas publicados – em vida – em uma pequena tiragem e com recursos próprios. Agora, neste volume que abre a coleção Mulheres de todos os tempos, trazemos poemas e contos de Florbela, em uma edição inédita que une as duas verves literárias da autora.
Avaliações
Não há avaliações ainda.